Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Os benefícios dos cremes antienvelhecimento
Foto: divulgação/ Natura

Antiestrias, anti-celulite, hidratantes, clareadores, o mundo dos cosméticos tenta resolver uma infinidade de fatores que "atrapalham" a vida e a saúde das mulheres.
Publicidade
E um dos produtos que mais faz sucesso entre as escolhas femininas é o creme antienvelhecimento, hoje comercializado normalmente respeitando as faixas etárias de cada mulher. Enquanto uns oferecem benefícios para peles mais maduras, outros já ajudam a prevenir rugas e marcas em quem ainda não sentiu a ação do tempo. Muitos prometem milagres que não existem. Então, não se empolgue com resultados rápidos, fáceis e definitivos. Segundo o dermatologista Abdo Salomão Júnior, da rede de clínicas de estética Onodera, "a eficácia dos cremes antienvelhecimento é bem restrita às camadas superficiais da pele. As rugas são predominantemente profundas e os cosméticos não chegam lá", alerta. "A eficácia dos cremes é restrita às alterações superficiais da pele e alterações de cor".
Isso acontece porque os produtos de uso tópicos (no caso, os cremes) têm uma absorção limitada. "Isso quer dizer que não conseguem penetrar na pele o suficiente para tratar rugas de expressão ou um foto-envelhecimento mais severo", completa a dermatologista Tatiane Zago Curi, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, de São Paulo.
Abdo explica que o que define o melhor produto é a necessidade da pele e condições individuais de cada paciente. Por isso mesmo, o melhor a fazer é, antes de tudo, consultar um dermatologista, que analisará as penúrias da pele e indicará o melhor produto. "Quando um paciente adquire um creme que não foi receitado por um médico especialista, sempre estará correndo o risco de usar algo que não atende às necessidades da pele", afirma.
Os produtos no mercado, à venda para determinada faixa etária, têm os benefícios dos ativos selecionados em sua fórmula. E tem o aval dos especialistas. "Atualmente, temos à disposição produtos industrializados de muito boa qualidade, que apresentam grande estabilidade, segurança e eficácia. Esses produtos específicos para determinadas idades devem ser valorizados, pois apresentam veículos específicos para aquele tipo de pele", garante Tatiane.
"Isso quer dizer que produtos destinados para pessoas na faixa dos 30 anos, por exemplo, tem composição mais leve e são feitos com ativos de fácil e rápida absorção. Pessoas de idades mais elevadas necessitam de veículos com maior poder de hidratação, efeito tensor e firmador", explica. "Muitos produtos possuem substâncias como o ácido hialurônico, que tem a capacidade de reter água, ou outros tipos de despigmentantes ou até alfa hidroxiácidos, responsáveis por clarear manchas ou melhorar superficialmente a textura da pele".
A premissa de que "todo cuidado é pouco" se torna ainda mais verdadeira na escolha dos produtos aplicados na pele. Segundo Abdo, existem cremes que podem, sim, prejudicar a derme e criar, por exemplo, vasinhos e até manchas. "O correto é usar produtos indicados por um especialista, não um vendedor, mas um estudioso do assunto", argumenta.
Tatiane ensina alguns cuidados básicos na hora de escolher os cremes. O primeiro é com o fator cor da pele. "Pessoas com pele mais claras necessitam de fotoprotetores mais altos do que pessoas com peles mais morena", indica. Verificar se há risco de alergias prévias ou histórico de hipersensibilidade a algum componente do produto também é um dos itens importantes a serem constatados.
É preciso verificar também se o produto é adequado ao tipo de vida que o paciente leva. "Isso quer dizer que não adianta prescrever um ácido potente para uma pessoa que não vai se proteger do sol ou vive na praia", comenta a médica.
Escolher cremes para a sua idade, por exemplo, também está incluso nesses cuidados. Segundo Tatiane, pessoas com peles mais jovens não podem nem pensar em comprar cremes para peles mais maduras, achando que a ação sobre as rugas será bem mais eficiente. "Produtos destinados a peles maduras normalmente são formulados e preparados em veículos mais densos e mais cremosos. Quando uma pessoa mais jovem faz uso desses produtos, existe grande probabilidade de começar a apresentar lesões inflamatórias, como cravos e até acne", adverte a especialista. "As necessidades de uma pessoa mais jovem são totalmente diferentes das indicações de cosméticos de uma pele mais madura", completa.
Manipulados X industrializados
Se você está acostumada a ir a uma farmácia de manipulação, a fim de encontrar um creme especialmente desenvolvido para você, cuidado. É preciso escolher muito bem o local onde o seu creme está sendo desenvolvido, sob o risco de sofrer consequências no próprio rosto.
Tatiane comenta que produtos de manipulação podem ser utilizados como antiaging. Mas, normalmente, têm um motivo especial para serem escolhidos. "Os produtos manipulados têm um grande espaço no mercado porque, muitas vezes, podemos associar ativos em cremes que não se encontram disponíveis nos produtos comerciais".
O uso associado de manipulados com industrializados também é bastante comum, no caso das indicações dadas por Abdo. Com certa frequência ele associa o uso de manipulados com os produtos industrializados. Mas o médico ressalta: "Prefiro quando os princípios ativos que busco estão disponíveis no varejo em produtos industrializados, pois o controle de qualidade é mais rígido".
Como identificar os melhores ativos para a sua pele? Peles mais jovens normalmente necessitam de produtos leves como géis, loções oil free ou fluídos. "Essa idade também precisa mais de ativos que controlem a oleosidade como ácido salicílico, asebiol e, muitas vezes, associados, ou não, a derivados de vitamina A, que ajudam a normalizar a secreção de sebo", afirma Tatiane Zago Curi.
"Com o passar da idade, os ativos necessários vão ser clareadores como a vitamina C, alfa hidroxiácidos para promover uma melhora do relevo cutâneo e outros", diz a médica. "Pessoas com idades mais avançadas necessitam de produtos que apresentem em sua composição ativos tensores e firmadores para uma melhor precaução da flacidez, além de ativos que retenham água na superfície da pele e, muitas vezes, ácidos como o retinóico, glicólico e outro antioxidante".
Luciana Villanova, gerente de desenvolvimento de produtos da Natura, comenta que a pele "jovem" tem a necessidade de apenas prevenir os primeiros sinais de envelhecimento e proteger a pele das agressões dos agentes do tempo. "Neste estado, o ativo indicado são os Flavonoides de Passiflora", sugere. Para quem tem poucos sinais e apresenta o surgimento de rugas e linhas de expressão é necessário tratamento específico. "Neste estado, o ativo indicado é o Spilol".
As pessoas que têm sinais acentuados do envelhecimento, como rugas e perda de firmeza da pele, precisam de um tratamento mais eficaz, que atue tanto no combate às rugas como na melhora da flacidez da pele. "Os ativos indicados são as proteínas de soja e os dermoglicídeos", explica Luciana.
Já para as pessoas que têm muito sinais, onde ocorre um declínio das funções fisiológicas da pele, causando flacidez e rugas acentuadas e perda de espessura da pele, é necessário melhorar a resistência da pele, fortalecendo-a. "Para este estado da pele, a formulação dos itens Chronos Muito Sinais oferece o extrato de Castanha Portuguesa", sugere.
Produtos no mercado:
Adcos
A Adcos Cosmética de tratamento desenvolveu a linha Gradual Complex, com princípios ativos que agem de dentro para fora e atendem às necessidades da pele em cada fase da vida e grau de envelhecimento. "Utilizamos a classificação de severidade das rugas criada pelos pesquisadores Lapiere e Pierard, que estabelece três graus de envelhecimento , na qual é importante avaliar o estado e as características da pele, tendo em vista que a idade cronológica não é necessariamente proporcional ao grau de envelhecimento. As formulações dos produtos da linha Gradual Complex foram elaboradas e testadas de acordo com esses modernos conceitos dermatológicos", esclarece Ada Alcinea da Mota, diretora científica da Adcos.

Entre os ingredientes ativos da linha encontram-se os "fatores de crescimento", uma das tendências em tratamento na cosmecêutica internacional, que aceleram a geração de colágeno e elastina, rejuvenescem e promovem o relaxamento da musculatura, em processo semelhante ao das injeções de preenchimento e botox, sem a necessidade de se realizar os procedimentos invasivos com o uso de agulhas. "Um organismo que sofre com o envelhecimento tem sua capacidade de renovação celular reduzida e os fatores de crescimento, combinados com outros ingredientes, agem tanto na estimulação celular quanto nas funções biológicas de pele, inclusive na atividade dos fibroblastos", completa Ada.

Natura
Além da classificação por idades, o Chronos, da Natura, também diferencia os produtos de seu portfólio de acordo com a intensidade dos sinais e a história de vida de cada mulher. "A idade continua a ser a porta de entrada. Mas o estado da pele passa a ser uma escolha da consumidora", explica Mônica Gregori, diretora de unidade de negócios da Natura.
Em cada faixa etária a consumidora pode escolher o produto que melhor atenda as suas necessidades: ‘primeiros cuidados’, ‘poucos sinais’, ‘sinais’ e ‘muito sinais’. "Sabemos que envelhecimento da pele é determinado não apenas pela idade biológica, mas, especialmente pelo estilo de vida e hábitos de cada um. Além da predisposição genética, fatores externos e hábitos como tabagismo, ingestão de bebidas alcoólicas, alimentação, aspectos climáticos e sedentarismo podem levar a um desequilíbrio dos sistemas de produção e neutralização de radicais livres, afetando a estrutura da pele. Por isso, não fazia mais sentido trazer produtos apenas considerando a faixa etária. A consumidora quer, e precisa de produtos mais customizados, que atendam a sua história de vida", explica Mônica.
No primeiro estágio, por exemplo, a palavra de ordem é prevenção, já que é nessa etapa que ocorre o início da diminuição da produção de colágeno e elastina. A indicação da marca é pelo Natura Chronos 25+. A partir da evolução do estado de pele, há outros produtos, como o Chronos 30+, 45+ e 60+. "Aos 25 anos, é importante manter a hidratação cutânea ao longo do dia para proporcionar a manutenção da aparência geral da pele, por isso Chronos 25 possui em sua formulação agente umectante de origem vegetal. A partir dos 30 anos há queda na renovação celular. Dessa forma, busca-se estimular a renovação celular da pele por meio do Elastinol+R. Aos 45 anos, com o desequilíbrio hormonal, a pele da mulher necessita de cuidados especiais. Chronos 45 oferece Isoflavonas de Soja. Por fim, na faixa etária dos 60, a função barreira da epiderme fica comprometida, sendo necessário fortificá-la com Chronos 60, que contém Ceramidas de Maracujá", detalha Luciana Villanova, gerente de desenvolvimento de produtos da Natura.
Nívea
Segundo pesquisas desenvolvidas pela BDF NIVEA Brasil, é cada vez mais precoce a atenção das brasileiras em relação ao envelhecimento da pele. Aqui, onde 65% das mulheres possuem pele oleosa e mista, é fundamental fazer uso de cosméticos que proporcionem hidratação equilibrada e ação intensiva na prevenção dos sinais do tempo.
Para atender essa necessidade, a empresa lançou o anti-idade Nivea Visage Q10 Light, com baixa concentração de componentes oleosos e agentes condicionantes com base de silicone, criando uma fina película que mantém a umidade natural da pele. O produto apresenta textura não gordurosa, leve e suave, absorvida imediatamente após sua aplicação. Outro diferencial está na ação da coenzima Q10, responsável pela ativação do metabolismo energético nas camadas mais internas da pele, fornecendo energia para a renovação celular. Por volta dos 30 anos - idade a partir da qual o produto é indicado -, os níveis de produção de Q10 diminuem, fato que prejudica a renovação das células e provoca o processo natural de envelhecimento.
Avon
Para responder a necessidade das mulheres a partir dos 25 anos, quando os sinais mínimos de envelhecimento facial começam a surgir, os cientistas do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Avon trabalharam por 5 anos no desenvolvimento e testes da linha Renew Rejuvenate. "Há milhares de mulheres preocupadas com linhas finas, poros abertos, cansaço e marcas na pele e esses produtos atuam diretamente no combate a esses sinais de envelhecimento", afirma Cristiana Perrone, gerente da categoria de Cuidados da Pele da Avon Brasil.

"Temos estudos clínicos de eficácia comparando os benefícios anti-idade de nossa fórmula, a tratamentos faciais profissionais oferecidos no centro estético de um importante hotel de luxo. Nos testes clínicos, a fusão de tecnologias inovadoras provou trazer os mesmos resultados de rejuvenescimento de um tratamento profissional, em apenas 7 dias", explica Lisa Lamberty, diretora de Inovação do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Avon em Suffern, nos Estados Unidos. A mesma empresa lançou recentemente no Brasil outro produto, o Renew Ultimate, que promete rejuvenescer a pele em até cinco anos. Esse é recomendado para pessoas acima de 45 anos, ou que apresentam sinais avançados de envelhecimento facial.

Por Tissiane Vicentin (MBPress)

0 comentários:

Postar um comentário