
A pedra da vez é o Opala, que, transformado em pó e misturado a um tipo específico de creme, ajuda a cicatrizar as rugas em um processo chamado de "fonocosmética".
Tudo começou com a descoberta da tecnologia na Ilha de Malva, no sul da Itália. Primeiramente ela foi testada em um típico problema odontológico chamado de doença periodontal (no qual há a retração da gengiva do paciente). Os cientistas colocaram o pó do cristal da Opala, um pó branco quase transparente, em moldeiras utilizadas para clareamento, cobrindo os lugares onde havia retração. O resultado foi um crescimento significativo da gengiva.
"Como gengiva é 80% feita de colágeno e nossa pele também é rica dessa substância, os cientistas pensaram ‘bom, se é capaz de atrair células na gengiva, talvez consiga fazer o mesmo na pele’ e aplicaram o pó de cristal nas rugas. Depois de 28 dias notaram que elas desapareceram completamente", conta Maurício Gaspari Pupo, professor de Cosmetologia e diretor da Consulfarma Assessoria Farmacêutica, em Campinas.
A partir dessa descoberta, Maurício trouxe em primeira mão a tecnologia dos cristais de Opala para o Brasil, tornando-o pioneiro na produção de cremes com cristais de Opala, chamados de primer. Se o nome parece familiar, é porque esse primer é o mesmo que você utiliza para preparar a sua pele para receber a maquiagem. A diferença é que o primer comum não possui o ativo.
O tratamento para rugas consiste na aplicação do pó de opala diretamente no problema. Simples não? O cristal do Opala é capaz de emitir vibrações sonoras, inaudíveis pelo ouvido humano. Essas micro-ondas agem como um radar na pele, atraindo para o local de aplicação, fibroblastos (celular produtoras de colágeno) produzidos pelo próprio organismo.

Opala. Foto: divulgação.
Maurício recomenda que o creme seja aplicado duas vezes ao dia, pela manhã e à noite, sempre após a limpeza da pele que deve ser feita com lavagem, tonificante e, só aí, a aplicação do primer. "Dentro de 28 dias de aplicação já dá para notar um resultado significativo." Após esses 28 dias, a escolha de continuar com a aplicação do produto depende unicamente de você. "Como todo tratamento antirrugas e de beleza, quando você considerar que o resultado está satisfatório, você pode parar a aplicação", afirma Maurício.
"Quando você notar que as rugas estão de volta, você pode começar a aplicar novamente", ensina o profissional. "Hora que sentir que deve começar de novo, começa", completa.
O melhor de tudo é que o produto não tem riscos de causar alguma alergia ou quaisquer outras complicações, afinal, o ativo é natural. Isso só muda se, caso a sua pele seja sensível a algum composto do primer. "Pode-se utilizá-lo eternamente porque não tem efeito colateral", garante o especialista. "A não ser que você tenha alergia a algum outro componente da formulação do primer", ressalta.
Além disso, você pode aplicar tranquilamente hidratantes e protetores na pele, em cima do primer. "Quando a pessoa aplica algum creme hidratante ou mesmo filtro solar, ela aplica por cima do primer, como se fizessem um processo de selagem. O primer continuará atuando até a hora de tomar banho", garante Maurício. "Se, por exemplo, você ficar sete dias sem tomar banho, o cristal irá atuar durante esses sete dias. Enquanto não lavar ele continuará com a ação", completa.
Se você está preocupada que o produto fará apenas uma "camuflagem" no rosto, Maurício conta que você pode ficar despreocupada, porque "não é um efeito cinderela. O preenchimento é feito por dentro".
Por enquanto o produto é tão novidade que não está disponível para vendas em lojas de cosméticos, mas ele pode ser encontrado em algumas farmácias de manipulação. Cada potinho de 30 gramas pode custar entre R$ 80 e R$ 120, mas o preço dependerá bastante da farmácia.
Por Tissiane Vicentin (MBPress)
0 comentários:
Postar um comentário